quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Projeto: Salvem o Peixe-Homem

Projeto: Salvem o Peixe-Homem









Imagem: Designer Mateus Furian Müller


Domingo, dia 31/10, nossa omissão contribuiu para a 49ª morte no mar do Rio Grande do Sul.

A rotina ano após ano é mesma, mobilização de alguns membros do Surf Seguro RS (sempre os mesmos guerreiros), empolgação de um grupo de surfistas e familiares, algumas ações que vão se perdendo ao longo do tempo, políticos encostam-se ao movimento, a coisa parece que vai andar e .... nada!!

Ou pior nada não ... mais mortes !!!

Com esse histórico e essa rotina fica claro o descaso de todos os setores envolvidos, absolutamente todos.

A classe dos surfistas, bem como o Virgílio comenta, somos um "bando", desunidos e alienados aos problemas que nos afetam, e pior, problemas que nos matam ...

O poder público, como regra neste País, só trabalha pelo seu próprio interesse, o que dá voto, o que da mídia (boa mídia claro) e não esta nem aí para os demais segmentos.

Vejamos quantos projetos e programas têm apoio da mídia, de fortes patrocinadores, de órgãos públicos inclusive, e participação ativa de boa parte da população:

- Salve as baleias, os golfinhos, o peixe-boi, as tartarugas marinhas, etc, etc, etc ....

E nós peixes-humanos ? Quando teremos um mínimo de tratamento digno ? Quando deixaremos de ser pescados mortos por redes ? Quando deixaremos de ser presas ?

Claro que estes projetos são importantes, preservar as espécies e o meio ambiente, ninguém discute isso, seria estupidez e falta de visão sobre a natureza.

Mas é perfeitamente entendível que estas questões "politicamente corretas" são bonitas e apreciáveis, mobilizar botes, prefeituras e órgãos para salvar uma baleia, chama atenção, a mídia faz cobertura "in loco", a torcida é grande de todos pela vida do animal, lindo, compreensível e digno.

O que é indigno, é a omissão e a total falta de apoio e cobertura a matança ao peixe-homem... quem se importa como esse bicho ? Quem quer cobrir esta tragédia ? Quem quer aparecer ao lado dos familiares nessas horas de dor e comoção? Quem quer ter seu nome ligado a essa luta ?

Essa luta não tem lado certo ou errado, o errado é não lutar, é não participar, é se omitir.

Vamos lançar o Projeto Salvem o Peixe-Homem ...será que teremos adesões?

As prefeituras do litoral norte se engajarão ? As "Petrobras" tem interesse em ajudar a preservar esta espécie ? Algum político (alô deputados...) quer alavancar essa iniciativa ?

Fazemos parte deste ecossistema, tá certo que não temos o apelo emocional dos golfinhos, mas entre as tartarugas e baleias, será que não tem um espaço para nós ?

Por favor nos ajudem, o peixe-homem precisa ser protegido, mesmo com toda sua controvérsia, lembrem que este peixe-homem paga impostos, este peixe vota !!!

Salvem o Peixe-Homem!!!!

7 comentários:

  1. "...o Litoral Norte precisa decidir sua verdadeira vocação: a pesca ou o turismo...proibimos de vez o Surf ou a Pesca..."

    ResponderExcluir
  2. "...o Litoral Norte precisa decidir sua verdadeira vocação: a pesca ou o turismo...proibimos de vez o Surf ou a Pesca..."

    ResponderExcluir
  3. vocês acham que a culpa é apenas das autoridades? Por quanto tempo vocês vão transferir a responsabilidade para a prefeitura, governo, brigada? Esse tipo de atitude é igual a deles (autoridades). Será que os surfistas não possuem uma entidade, uma organização que assuma esse trabalho? Se as autoridades não fazem o que deveriam, que façamos nós, a sociedade civil. Porque os surfistas não se organizam e criam comissões,grupos para fiscalizar as redes? porque não participam da demarcação? porque não fazem um trabalho de conscientização permanente para jovens surfistas quanto aos riscos do nosso litoral ? Todos sabemos que apenas existir uma lei não é suficiente. Não se pode depender disso. Além disso, vocês acham que a demarcação com placas na areia evitaria as mortes? um surfista que entra no mar num ponto e devido a corrente vai parar 1km, 2km ao norte ou ao sul, é consciente do problema das redes e presta atenção nas placas? Qual o verdadeiro conhecimento dos jovens surfistas que entram no nosso litoral com relação a esses fatores de risco? Não se pode proibir esse tipo de pesca ( a não ser que dêem uma alternativa de fonte de renda aos pescadores). Nosso litoral só tem movimento no verão e em feriados, o resto do ano, os nativos tem que sobreviver. É muito fácil culpar um pescador nessas horas, mas ninguém quer saber se o cara passa fome, se tem como alimentar sua família. Nós estamos tranquilo na cidade, com nossa boa vida. Enquanto não haver atitude prática da nossa parte, as mortes continuarão. Todo ano é a mesma coisa: morre um surfista numa rede, abre-se a discussão, todo mundo acha absurdo, reclamam da prefeitura, autoridades e depois passa o tempo e nada é feito. Eu, mais do que ninguém, lamento muito essas mortes, me entristece profundamente, mas o que me deixa mais chateado é a falta de atitude dos mais prejudicados. Já está provado que reclamar, protestar, não adianta. Acho que tá na hora de assumir esse trabalho ou será que as entidades que representam os surfistas não querem correr essa responsabilidade? é bem mais fácil dizer que a culpa é do governo né...

    ResponderExcluir
  4. Porque não proibir a pesca com redes? Isso está matando pessoas!!! Nenhuma atividade economica se justifica quando as pessoas começam a morrer.
    Existem diversos outros tipos de pesca, porque continuar matando????
    Demarcação nao resolve nada! Em dias de corrente de sul se entra no mar na plataforma de tramandai e se sai em imbé...

    ResponderExcluir
  5. Também concordo que a única solução definitiva é a extinção deste tipo de pesca. Entretanto tem que oferecer alternativa de sobrevivência para as pessoas que dependem dela. Outro tipo de pesca não é viável no nosso litoral. Quem sabe a federação gaúcha de surf não busque uma solução nesta linha de raciocínio: buscar alternativas para que as famílias não precisem buscar na pesca sua sobrevivência. Apenas proibir pode resultar em outro problema: não havendo outro meio de sobrevivência, essas pessoas podem começar a roubar, etc.

    ResponderExcluir
  6. defendo praia para surf e praia para pesca...as duas praticas requerem areas grandes para as praticas.... o municipio tem que escolher o que ele acha melhor.... é impossivel ter uma cominidade de pescadores em Atlantida praia colonizada por veranistas

    ResponderExcluir
  7. "...o Litoral Norte precisa decidir sua verdadeira vocação: a pesca ou o turismo...proibimos de vez o Surf ou a Pesca..."

    ResponderExcluir