sábado, 25 de abril de 2009

Redes de Pesca

1 - TIPOS DE REDES:

- Redes com cabo
- Poita: Tipo de âncora feita de peças de suspensão de caminhões (molas e ponta de eixo) que serve para prender a rede no mar. A poita é colocada mais ou menos no inside, em dias de mar calmo por um bom nadador e uma bóia feita de câmera de trator.
· Calão: Estaca feita de madeira ou ferro, cravada na área da praia para prender o cabo a praia.
· Cabo: Geralmente feito de pedaços de cordas usadas nos navios, estende-se da praia (calão) até a Poita e é onde é presa a rede.
· Sirilho: Uma espécie de roldana de madeira que serve para puxar o cabo com a rede.

- Redes de Passeio
· Modalidade comum no litoral gaúcho em dias de corrente de sul e ventos de sudoeste ou sul fortes. Neste tipo de rede não são utilizados poita nem calão, pois o pescador encarrega-se de segurar a ponta da rede a praia e acompanha caminhando pela areia a rede que é carregada pela a corrente durante um longo trecho, que pode atingir até 1000m de distância. Esta rede é puxada para dentro do mar por uma pandorga (pipa).

- Redes de Calão

· Neste tipo de pesca com redes são utilizados dois calões para prender as extremidades da rede dentro do mar. Neste tipo de pesca os riscos de acidentes com surfistas é muito pequeno, pois esta rede não é muito grande e de fácil visualização, além de normalmente ficarem próximas a costa.

2 - DICAS
· Da praia podemos apenas ver o Calão e ter uma pequena idéia de onde se encontra o cabo, que pode ser muito comprido.
· As ressacas do mar podem arrebentar as redes deixando Poitas perdidas e redes a deriva. Portanto, mesmo dentro dos limites estipulados para a prática do surf, tome cuidado.
· Nunca corte um cabo de rede, pois estará aumentando o problema, já que uma rede a deriva não é possível de ser localizada.
· Todos os picos de surf do mundo possuem seus obstáculos, naturais ou não. Mantenha-se informado e respeite seus limites.

3 - O QUE FAZER
· Ao deparar com um cabo, solte o leash preso ao tornozelo. Assim o cabo passará entre a prancha e o surfista.
· Desconecte o leash antes de ser derrubado da prancha pelo cabo. As ondas, a oscilação do cabo de pesca e o nervosismo dificultam a retirada do leash depois que surfista está submerso


- Como evitar:
SURFISTAS:
· Pratique o esporte apenas nas áreas demarcadas, preferencialmente em grupo
· Verifique o sentido da corrente e caminhe no rumo inverso na área demarcada. Só então entre na água
· Observe se não há redes irregulares no trecho, perceptíveis pela presença de cordas amarradas a estacas fixadas na areia
PESCADORES:
· Respeite as zonas delimitadas para a pesca
· Lembre que o cabo será levado pela correnteza
· Sinalize as redes com a colocação de bóias ou de bandeiras em suas extremidades
· Se o cabo arrebentar e a rede ficar à deriva, informe imediatamente os salva-vidas ou a Brigada Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário