sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fundação da ONG MAR SEGURO

Dia 16/12/2010 - Nesta data foi fundada a ONG MAR SEGURO - INSTITUTO THIAGO RUFATTO.

No dia de ontem em Canoas, foi realizada a Assembléia Geral de Fundação do Instituto Thiago Rufatto - ONG MAR SEGURO.

Foi aprovado o Estatuto Social e escolhidos os membros da Diretoria, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.

A Presidente da Instituição será Neuza Rufatto, mãe do surfista Thiago Rufatto, última vítima da barbárie das redes de pesca e que dá nome a Instituição.

Buscamos a conscientização e participação de todos os surfistas, familiares, banhistas, comunidade em geral, entidades e todos os segmentos para se engajarem nesta luta.

A “ONG MAR SEGURO” acredita que através da organização das pessoas em uma Entidade que tem comprometimento apenas com seus valores éticos e morais é que se pode buscar uma sociedade mais fraterna, justa e perfeita.

Sabemos das dificuldades e das agruras desta luta, mas esperamos com a União de esforços conseguirmos uma atuação digna da representatividade que buscamos.

Seremos uma entidade de luta, construída e sedimentada na indignação e na dor das tragédias ocorridas, mas, sobretudo teremos o olhar firme para o futuro, sabemos que com ações concretas poderemos construir um futuro mais seguro para as próximas gerações de surfistas e banhistas.

Por tudo isso, precisamos do teu apoio, da tua participação, carregue esta bandeira, lute organizadamente conosco, façamos que a união de esforços consciente alcance os objetivos que todos esperam.

Pelo fim das mortes de surfistas com a extinção das redes de pesca, pela ampliação e constante aprimoramento da segurança dos banhistas, com a presença efetiva, constante e atuante de salva-vidas, especialmente em datas de maior afluência de banhistas, constantemente treinados e qualificados de acordo com a grande exigência de nossas praias, pela efetiva contraprestação de parte do poder público pelos tributos recolhidos, pela preservação do nosso litoral e das espécies, pela conservação do meio ambiente!

A BUSCA POR UM MAR SEGURO DEPENDE DE NÓS, PARTICIPE !!!




Abaixo fotos dos presentes no momento da leitura e aprovação do Estatuto Social.


2 comentários:

  1. ola sou salva-vidas da brigada militar e estou muito triste e descontente com o comando da Bm, pois por falta de dinheiro o governo atual desligou muitos salva-vidas por contenção de despesas ,pois o governo alega não ter dinheiro para pagar uma diária de ajuda de custo para se manter,em alimentação e despesas com aluguel.pois é desanimador neste momento que a gente vê os proprios deputados estaduais aumentarem seus proprios salarios nao se importarem com os salva-vids que estao ali em prol da vida de seus banhistas...quanto vale uma vida? parabens à estes homens e mulheres que trabalham no litoral gaúcho, espero de coração muita paz e saúde á todos os surfistas e banhistas que em mais um verão estao espostos ao perigo do mar do sul.um abraço e boas festas à todos... desabafo de um salva-vidas da brigada militar sd derli

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tenho dois filhos surfistas.Moravam na Austrália. Amam o Mar assim como todos os surfistas que fazem esse esporte como um meio de vida saudável e de muito RESPEITO a Natureza, ao MAR. Hoje estão comigo aqui em Xangrilá curtindo Ondas.O medo meu, ao ver todas essas notícias, de falta de Responsabilidade, Respeito, de quem? Alertei eles, e eles não acreditaram que poderia acontecer uma rede assim pegar um surfista.
    Andando pela praia em Xangrilá, achamos uma rede trazida pelo Mar.ENORME.Suas cordas, nem mesmo uma faca cortaria.Toda enrrolada.Que perigo, que maldade, que falta de responsabilidade.E mais uma vez pergunto "" DE QUEM"""???
    Arrastamos a rede até o condomínio onde moramos, para tirar fotos e alertar os surfistas que até então estavam seguros ali.Quero publicar essa foto. Pois essa rede foi trazida pelo mar.Assim como um surfista, um banhista mergulhando, brincando de ""jacaré" na beirinha poderia ter se enrroscado nela...E AÌ??? quem seria o responsável""???? aqui não me interessa pois mais uma morte ocorreria.Sou Mãe também, e imagino a dor de perder uma filho...Parabéns , para voces que fundaram essa ONG, quero participar. um abraço lúcia.

    ResponderExcluir