terça-feira, 21 de julho de 2009

Campanha Surfe Legal Visita Prefeito de Tramandaí

-- Visita a Prefeitura de Tramandaí

As incursões para dar andamento ao projeto "Praia Segura, Surfe Legal" continuam acontecendo no litoral norte. Na segunda-feira (20/07) o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, recebeu uma comitiva de surfistas liderados pelo deputado Sandro Boka.
Foram avaliadas as demarcações para a prática de surfe e pesca no município e a divulgação do projeto para a comunidade local.
Para o diretor de segurança da FGSurf, Vírgilio Mattos, "Tramandaí tem que dar maior atenção para esse problema, que pela falta de sinalização, poderá resultar em mais mortes", concluiu. O prefeito informou que por determinação do IBAMA as demarcações foram retiradas.
O gabinete do Deputado Sandro Boka, em contato com o superintendente do IBAMA no RS, Fernando Costa Marques, respondeu que não é de responsabilidade da instituição e sim das prefeituras a demarcação. Para Boka "é de estrema importância que o Executivo Municipal retorne a ter uma demarcação dos locais adequados, e integre-se ao programa Praia Segura, Surfe Legal".
Uma das proposições apresentadas no encontro foi a utilização das guaritas de salva-vidas, através de uma pintura personalizada, para demarcar as áreas da prática sde esportes náuticos e pesca.
O Prefeito Anderson Hoffmeister sugeriu a realização de uma reunião com a Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMILINORTE), para discutir com os prefeitos, ações integradas para solucionar definitivamente o impasse entre surfistas e pescadores. Para o presidente da FGSurf, Orlando Carvalho, "esperamos que esse impasse seja resolvido o mais rápido possível".


-- Ministério Público Estadual irá cooperar nas negociações

O Subprocurador Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski, em reunião no MPE, nesta terça (21/07), demonstrou interesse em cooperar nas negociações com as prefeituras dos litoral e indicou Nilson de Oliveira Filho, Promotor de Justiça, para acompanhar pessoalmente as reuniões sobre as demarcações de áreas de surfe e pesca no litoral gaúcho.
O deputado Boka que também participou da reunião, relatou os trabalhos feitos até hoje para Ziomkowski e convidou o MPE para participar do encontro com a ALMILINORTE.
A expectativa é de que nos próximos encontros já se tenha um mapeamento detalhado das áreas seguras para a prática de esportes náuticos, o que na opinião de Boka "é essencial, tendo em vista que com este documento em mãos, poderemos fazer o lançamento oficial da campanha Praia Segura, Surfe Legal", concluiu.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Gab. Dep. Boka

Na foto: Carlos Freitas, Clovis/Proibit Vawe, Dep. Sandro Boka, Pres.FGSurf Orlando Carvalho, Virgilio Mattos, Prefeito Anderson Hoffmeister, Luis Cesar e Márcio Ramos.










**********************************************************************************
Opinião:
1. Preocupante: Perdemos os espaços demarcados anteriormente para as áreas de surf.

2. Começou o jogo de empurra entre Prefeituras e IBAMA sobre as demarcações.

3. Fato: a Lei esta vigente e, é constitucional (vide parecer da Promotora Dra. Isabel Bidigaray), se a Lei não foi derrubada tem que ser cumprida, mesmo que estejamos com novo Projeto de Lei em pauta, senão até lá o litoral será terra de ninguém (nada muito diferente do que é hoje) mas pelo menos temos uma certa demarcação para nos basear.

4. Importante: Revisarmos nossa estratégia urgentemente acelerando o Projeto de Lei, sob pena de perdemos mais VIDAS !!!

5. Aviso: Previsão de Ressaca para ps próximos dias, Jamais Surf com o mar nestas condições !!!!

Márcio Grazziotin Dutra

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Complementando com algumas perguntas que recebemos do Ingo Kuerten:

1. Porque a UFRGS esta sendo ignorada quendo se procura o MP na hora de planejar e direcionar as ações, e, é procurada quando se necessita de subsídios técnicos e/ou campanhas que vão ser lançadas?

2. Tendo o IBAMA "ordenado" a retirada das placas indicativas das áreas de surf, este órgão estipulou algum prazo para remarcações próprias ou mostrou o que fará? Em qual prazo? Obedecendo quais critérios? Qual normativa ou ofício a Prefeituta recebeu do IBAMA? Foi mostrado? Acredito que caíba uma ação do MP sobre o IBAMA, pois esta interferindo em um trabalho que vem sendo feito, embora precário, é o único ordenamento que existe no nosso litoral.

3. Amparado em que o IBAMA determinou a retirada das placas? Estavam sobre as dunas?

Aguardamos que alguém possoa nos esclarecer estes pontos.

2 comentários:

  1. Bons questionamentos do Igor, tudo isso me veio em mente qdo li sobre essa ordem do Ibama. Penso que deve ter sido por questões ambientais... Mas não consigo acreditar que seja por algum impacto ambiental q as placas estariam causando nas dunas... Mesmo lutando pela causa ambiental não consigo acreditar nisso, seria o "fim da picada", como se diz no jargão popular, mas enfim... Tbm estou curioso pelas explicações.

    ResponderExcluir
  2. Não é pessimismo, mas essa história será longa, quem sabe nem tenha fim e nós que pagaremos o pato.
    Já está virando lenda, o empurra-empurra começou novamente, como citado acima, e isso nos indigna e muito.
    Eu larguei de mão, parei de me preocupar com as redes em minha praia, muito me indignei, bati de frente com pescadores e nada adiantou, é uma luta que esta sempre na mesma, e quem sempre perde somos nós cada ano uma morte uma família destruída e os pescadores o que fazem? O que sentem? O que querem?
    Eu sei o que quero, quero surfar tranqüilo, eu sei o que faço, surfo em Tramandai (plataforma barrinha) ou vou para fora do estado, e sabem o que sinto? Vergonha da política do nosso país, estado, município....uma vergonha.
    Sabe o que vai acontecer?
    Nada, nunca acontece nada e quando acontece, é feito nas coxas.

    Queria ver se fosse ao contrario. Imaginem a seguinte cena:

    “surfista vem correndo pela beira da praia, tropeça e sua prancha voa na cabeça de um pescador, esse morre no local. Policia chega, prende surfista, família de pescador vai protestar na porta da cadeia.
    Manchete nos principais jornais do estado:
    Surfista mata trabalhador com pranchada na cabeça.
    Justiça proíbe o surf no Rio Grande do sul alegando que surf é esporte, lazer e a pesca é subsistência onde um trabalhador acaba morrendo quando tirava o sustento da família”
    Pronto, esta extinto o surf no Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir