terça-feira, 7 de julho de 2009

Nova Denúncia de Rede Ilegal - Nova Tramandaí

*** Editado ao final ***

Há cerca de um mês atrás recebemos denúncia de rede ilegal de pesca em Nova Tramandaí, outra denúncia chegou hoje atraves do site ondasdosul, praticamente no mesmo lugar onda a rede anterior estava localizada.

Alertamos aos surfistas que próximo a guarita 160 estão duas redes ilegais, tomem muito cuidado ao surfar próximo a estas áreas e lembrem das medidas de segurança.

Ao Presidente da ASTRI e/ou FGS solicitamos, se for possível, uma visita urgente ao local e contato com a PATRAM para a retirada do equipamento ilegal.

Segue as fotos:









-










**************************************************************************
EDITADO: 09/07/2009
Segue email recebido do Presidente da FGS, Orlando Carvalho, sobre a situação:

Pessoal, estive ontem em Nova Tramandai para fazer a verificação e a situação é a seguinte:

1. Não há nenhuma sinalização de área de surf ou pesca no local.
2. A Prefeitura de Tramandai não reconhece o local como área de surf (estive reunido com o Secretário de Pesca do Município e com pescadores locais).
3. Contatei a PATRAM e ela não reconhece que tenha área de surf em Tramandai.
4. Só não colocaram redes entre a plataforma e a barra por haver um artigo na normativa do IBAMA que proíbe a pesca naquele local por ser saída de barra.

Tudo isso esta acontecendo, segundo a Prefeitura, porque o município foi absolvido e sua lei declarada inconstituciuonal.

CONCLUSÕES:
- Temos que urgentemente fazer uma visita aos Juízes e Desembargadores. Temos que propor logo uma Lei Estadual, sem conversa pelo litoral (já foi feito todo o tipo de conversa) e ainda tratar de uma estratégia Federal (já tenho alertado para isso há mais de 2 anos).

QUANTO AO ALERTA DA REDE:
Não é seguro surfar fora das grandes áreas do Municípios (sede) de:
- Tramandai (da barra a plataforma),
- Imbé (da barra ao final do calçadão),
- Capão da Canoa e Xangri-lá (do bar Onda até a rua da Prefeitura em Xangri-lá),
- Arroio do Sal (na área da sede),
- Torres (Praia dos Molhes, Grande, Prainha, Cal, Guarita e Itapeva).

Qualquer outra área não é segura!!

Atenciosamente,
Orlando Carvalho
Presidente da FGSURF

2 comentários:

  1. Quem dera todas as redes ficassem nessa profundidade da orla marítima... Nao teria morrido ninguem.

    Mesmo assim vale a denúncia.

    att

    Ingo Kuerten

    ResponderExcluir
  2. Orlando.

    A cerca de 3 anos a propria prefeitura demarcou aquele local em Nova Tramandaí com Área de surf e agora ela informa que não a reconhece, uma palhaçada, tanto que os pilares (amarelo e preto) estão lá, só falta falaram que foram os surfistas que os colocaram naquele local.

    Teria que perguntar para o prefeito e seus secretários se a cada ano a demarcação deve ser renovada, refeita e nós surfistas temos que ficar esperando por esses politicos salafrários.

    Época de eleição eles só faltam chupar o nosso P.., para conseguir voto de surfistas e darem o c* para conseguirem o voto dos pescadores.

    É bom os politicos do litoral se organizarem e reverem essas áreas o quanto antes, pois depois da BR 101 duplicada quero ver quem ficará no nosso litoral em baixa temporada, será muito mais facil para o pessoal ir até Santa Catarina do que ficar aqui e morrer preso em uma rede, por isso já estou investindo minhas economias em SC.

    abraços.
    Qualquer coisa só mandar mail:
    faccioni@gmail.com

    ResponderExcluir